São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Chuvas que atingem o Piauí ameaçam o patrimônio de municípios históricos

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

As chuvas que atingem o Piauí ameaçam um conjunto histórico em Parnaíba -cidade que fica a 335 km da capital Teresina-, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
No Estado, outras cidades que têm patrimônios sob a proteção do instituto, como Oeiras (334 km de Teresina) e Pedro 2º (195 km a norte de Teresina), também sofrem com as chuvas.
Compõem o conjunto histórico de Parnaíba antigos casarões, ruas e calçamentos que datam da metade do século 18. Seu tombamento foi no ano passado.
"Pelo menos dois prédios tiveram problemas estruturais [com as chuvas]. Existem alguns que estão com as estruturas comprometidas. Algumas paredes caíram e atingiram um imóvel vizinho", afirma o secretário de Comunicação de Parnaíba, Francisco Carvalho.
Ele diz que o Iphan foi comunicado sobre os estragos pela Secretaria da Infraestrutura do município.
"A maior ameaça é aos imóveis abandonados. Os riscos são por conta da cheia do rio [Igaraçu] e da intensidade muito forte da chuva. Temos conhecimento da situação e estamos fazendo um acompanhamento", afirmou a chefe da divisão técnica do Iphan no Piauí, Claudiana dos Anjos.
Na próxima semana, técnicos do Iphan voltarão a Parnaíba -a segunda maior cidade do Estado, com uma população de cerca de 140 mil pessoas e uma das mais castigadas pelas enchentes.


Texto Anterior: Número de mortes vai a 29 na região
Próximo Texto: 66 prefeituras gaúchas param atividades para poupar água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.