São Paulo, sexta-feira, 07 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedido de obra de vereador terá prioridade

Em e-mail aos subprefeitos, secretário determina "especial empenho" às indicações; trabalho será monitorado pela internet

Serviços como asfaltamento, manutenção de praças, limpeza de bueiro e poda de árvores devem ter atendimento acelerado


CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura determinou ontem aos subprefeitos "especial empenho" para as indicações apresentadas pelos vereadores, especialmente em obras e serviços de manutenção.
Num e-mail enviado ontem a cada um dos 31 subprefeitos, o secretário especial de Relações Governamentais, Antonio Carlos Malufe, informou que -em nome "da valorização das competências da Câmara" - acompanhará o empenho dos subprefeitos para concretizar as propostas dos vereadores.
Malufe avisou que as ações batizadas de "zeladoria" -por exemplo, asfaltamento, limpeza de bueiro, conservação de praças e poda de árvores- serão registradas, a partir de setembro, no site da secretaria.
Até lá, os subprefeitos terão de correr para ampliar o atendimento às reivindicações dos vereadores. No primeiro semestre, os vereadores fizeram, segundo Malufe, 893 indicações. Dessas, 415 são de "zeladoria", sendo que apenas 60 foram atendidas até agora.
"Peço seu especial empenho para, nestes 30 dias que antecedem a publicidade destes números, um esforço adicional na sua apreciação", recomendou Malufe no e-mail.
Evocando a "missão de prestigiar os vereadores", o secretário enviou um e-mail para cada um dos subprefeitos.
"Quero passar um recado para os subprefeitos: vereador não é pouca coisa. Para virar vereador, ele passou pela urna, teve voto, representa uma comunidade. Se diz "tem que cuidar dessa praça", vocês têm que dar atenção especial", justificou.
A intenção, diz Malufe, é valorizar as indicações apresentadas pela Câmara. Após aprovação na Casa, o pedido é enviado à Secretaria do Governo, sendo repassado às secretarias ou às subprefeituras.
Após o atendimento, o setor responsável envia uma carta ao vereador e informa a conclusão do trabalho à Secretaria do Governo. Segundo Malufe, esse procedimento será mantido. Mas, a partir de setembro, a prefeitura exibirá o balanço das subprefeituras na internet.
Além da "zeladoria", os vereadores apresentaram 389 indicações classificadas como Obras/Investimentos e 89 como outros.
Nesse caso, Malufe envia o pedido de obra às secretarias. Mas o tratamento é diferenciado porque, diz ele, as ações de manutenção, "em tese", não dependem de verba adicional.

Resposta ao vereador
Para apressar a execução das obras - as que exigem "recursos nem sempre disponíveis"- Malufe enviou uma carta aos vereadores sugerindo que as incluam na cota de emenda parlamentar. Embora as ações estejam sob responsabilidade do secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, Malufe frisa que não pretende herdar suas atribuições, nem constranger subprefeitos.
"Quero dar resposta ao vereador. Não quero mais um vereador entrando aqui e dizendo: "Há quatro meses pedi uma poda de árvore e não fizeram"."


Texto Anterior: Helia Therezinha Di Giacomo (1934-2009): A assessora de Silvio Santos conhecedora de novelas
Próximo Texto: Audiência pública em São Paulo abrirá debate da CPI da Gorjeta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.