UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Chás são testados contra o câncer

JULIO ABRAMCZYK

Testes iniciais em animais de laboratório (ratos) realizados por pesquisadores da Universidade de Minnesota, em Austin, nos Estados Unidos, caso venham a ter seu resultado confirmado em seres humanos, poderão transformar uma bebida não-alcoólica em importante fonte para a proteção do câncer da pele.
O médico Zigang Dong e sua equipe relataram na 226ª Reunião Nacional da Sociedade Americana de Química, que se realiza até quarta-feira em Nova York, os primeiros resultados de seu estudo, informa o "EurekAlert", órgão oficial de divulgação da Sociedade Norte-Americana para o Progresso da Medicina.
Segundo os autores, os chás preto e verde contêm substâncias químicas denominadas polifenóis, que parecem bloquear a formação de tumores do tipo não-melanoma (que não dão metástase) na pele. Diferentemente das loções de filtros solares, que impedem o contato prejudicial dos raios ultravioleta com a pele, explica Dong, os polifenóis do chá atuam após a exposição excessiva da pele aos raios solares.
Entretanto, testes em humanos com este creme ainda não foram iniciados, já que maiores estudos são necessários. Por outro lado, alerta Dong, existem no mercado cremes para a pele contendo substâncias do chá e que não foram testados nem possuem uniformidade em seus componentes.

E-mail - julio@uol.com.br

CONDUTA
Livro relata cirurgias de urgência
A Editora Atheneu (tel. 0800-267753) lançou "Condutas em Cirurgia de Urgência", de Milton Steinman, Eliana Steinman, Renato Sérgio Poggetti e Dario Birolini, com a colaboração de médicos do Serviço de Emergência do HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo. A obra apresenta a experiência dos cirurgiões do pronto-socorro do HC em seus 25 capítulos distribuídos por 178 páginas e a conduta normativa do Serviço de Emergência do HC.

ANIMAIS
Instituto Butantan promove encontro
De amanhã a quarta-feira será realizado no Instituto Butantan (av. Vital Brasil, 1.500) um encontro para avaliar a situação atual do Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos. Participarão profissionais envolvidos na vigilância sanitária, na assistência a vítimas de cobras, aranhas e escorpiões e também representantes de laboratórios produtores de soro. Ainda amanhã, às 18h, será lançado o livro "Animais Peçonhentos no Brasil. Biologia, Clínica e Terapêutica", organizado por médicos do Hospital Vital Brasil do Instituto Butantan.


Texto Anterior: Entrevista: Orçamento antidrogas é insuficiente
Próximo Texto: Ambiente: "Periferização" em SP desmata 2 Ibirapueras por ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.