São Paulo, sexta-feira, 07 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARINHO VIGIADO

Caso de repreensão a casal gay ocorreu também no campus da Uerj

Bar no Rio proíbe beijo "ousado"

DA SUCURSAL DO RIO

Na Lapa, centro do Rio, um restaurante ganhou fama por proibir beijos, heterossexuais ou homossexuais. Além de um adesivo na parede alertando da proibição, a Adega Flor de Coimbra traz em seu cardápio uma mensagem: "Nos desculpem os casais, pois aqui são proibidos os beijos ousados".
"Beijo ousado é aquele que deixa a pessoa sem ar", explica, com ajuda da mímica, o garçom Jair de Machado Alves, 26, encarregado de explicar a regra aos clientes da casa.
"Estalinho pode. Em 2005, não podemos proibir totalmente os beijos, mas é preciso ter limite", disse Eliete Pereira de Souza, 40, que cuida do restaurante junto com o marido, João Batista Moraes, 42.
Ela diz que muitos casais homossexuais já foram advertidos por excessos, mas não há preconceito. "A regra vale para todos", ressalta.
Quando está em casa, o casal pode controlar os beijos no restaurante graças a imagens captadas por uma câmera. Um espelho mostra, para quem está na gerência, as mesas da parte de cima, mais reservada.
Revogar a proibição é algo que não está nos planos. "É o afrodisíaco da casa. As pessoas vêm aqui para experimentar, ver se a regra funciona", diz Eliete.

Uerj
Por estarem se beijando, dois estudantes homossexuais foram repreendidos por um segurança no campus da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em São Gonçalo (região metropolitana do Rio). O fato ocorreu no mês de setembro deste ano e gerou protestos de grupos que combatem a discriminação de homossexuais.
"Acontecem muitos casos como esse nas universidades. Mas as pessoas têm medo de se identificar", acredita o presidente do grupo Diversidade, Renato Marques, que está tentando organizar um "beijaço" em protesto contra o que aconteceu na universidade carioca.


Texto Anterior: Para diretor, não houve "ação obscena"
Próximo Texto: Romance proibido: Polícia nega preconceito contra garotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.