São Paulo, quarta-feira, 07 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente espera 2 anos por cirurgia

DA REPORTAGEM LOCAL

O aposentado João Inácio da Silva, 78, soube que tinha câncer de próstata há dois anos e meio, após esperar cerca de seis meses para conseguir agendar uma consulta no Hospital São Paulo, que atende pacientes pelo SUS.
Depois de receber o diagnóstico da doença, Silva teve de esperar mais dois anos para conseguir fazer a cirurgia na próstata. Ele foi operado na semana passada.
O caso de Silva reflete a realidade dos homens que precisam buscar o tratamento contra o câncer de próstata na rede pública.
"O tempo de espera para agendar uma consulta com um urologista chega a um ano. Depois, o paciente espera mais alguns meses para os exames. Entre o diagnóstico clínico e a cirurgia há um tempo de espera de no mínimo mais um ano", afirmou Luciano João Nesrallah, chefe do setor de tumores urológicos da Unifesp.
Silva disse que fez o primeiro exame de próstata aos 50 anos. Como deu negativo, não se preocupou em voltar. "Me arrependo de não ter dado continuidade aos exames de rotina. Eu trabalhava e não tinha tempo para fazer a consulta." (FERNANDA BASSETTE)


Texto Anterior: Saúde: 31% descobrem tarde o câncer da próstata
Próximo Texto: Infância: País teve 27 mil mães de até 14 anos em 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.