São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Medida se deve à exigência de fichamento, diz vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo

Pacote para 240 turistas dos EUA é cancelado

FABIANA CIMIERI
DA SUCURSAL DO RIO

Um pacote para 240 turistas americanos com destino ao Rio de Janeiro foi cancelado anteontem por causa da exigência de fichar os visitantes.
Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo, Roberto Dutra, o vôo havia sido contratado por uma uma empresa norte-americana, que premiaria seus melhores funcionários com uma viagem de uma semana ao Rio, a ser realizada no final de 2004.
Dutra disse que o Brasil deixou de receber US$ 900 mil (US$ 720 mil do pacote e o restante referente aos gastos dos turistas durante uma semana).
Segundo ele, só em duas semanas será possível saber ao certo quais serão os reflexos da medida judicial determinando que sejam tiradas fotografias e colhidas impressões digitais dos americanos que chegam ao país.
O secretário estadual de Turismo do Rio, Sergio Ricardo de Almeida, disse temer um "efeito cascata" no cancelamento de vôos e pacotes de turistas americanos para o Brasil.
Almeida disse ter se encontrado com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, na segunda-feira à noite.
Segundo ele, o ministro prometeu acionar a Advocacia Geral da União para entrar na Justiça contra a medida.

Liminar adiada
Ontem, a juíza Cynthia Marques, do 3º Juizado Especial Federal, considerou não ter competência para julgar o pedido da Prefeitura do Rio de suspensão da obrigatoriedade de identificação dos americanos nos portos e aeroportos do país. No despacho, ela diz que a competência é do juiz em Mato Grosso.
O prefeito Cesar Maia (PFL) disse que o município entrará ainda hoje com a ação na Justiça Federal em Mato Grosso. Ele criticou o governo federal por ainda não ter entrado com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) e suspendido a medida, que, para ele, se deve "a um americanismo tosco, uma xenofobia que não cabe mais no mundo de hoje".


Texto Anterior: Diplomacia: Brasil defende controle; Powell se queixa
Próximo Texto: Em Miami, brasileiro fica 85 minutos na fila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.