São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERIOR DE SP

Pais decidem destrocar bebês de 11 meses

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Os pais de dois bebês trocados na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São Joaquim da Barra anunciaram ontem que irão destrocar as crianças e entrar com uma ação na Justiça, com o apoio do Ministério Público, para pedir indenização e apuração de responsabilidades do hospital.
A troca foi confirmada na última segunda-feira depois que todas as cinco meninas nascidas no mesmo dia passaram por exame de DNA, após suspeita de um dos pais. As duas crianças trocadas nasceram às 7h20 do dia 7 de fevereiro de 2003 e completaram ontem 11 meses de idade.
Foi o segundo caso de bebês trocados na região em menos de seis meses. Em 2003, o pai de uma menina de 11 anos confirmou que sua filha havia sido trocada na Santa Casa de Sertãozinho. Nesse caso, porém, as famílias decidiram não destrocar as filhas, mas acabaram ficando amigas.
Segundo o promotor de Justiça da Infância e Juventude de São Joaquim da Barra, Murilo César Lemos Jorge, 30, foi instaurado um pedido de providência, que anulará os registros das crianças, promoverá os termos de visitação e a troca gradual dos bebês.
"Não temos dúvidas sobre a responsabilidade da Santa Casa. Não podemos, no entanto, entrar com uma ação criminal no caso porque não existe "o crime de trocar bebês'", disse o promotor.
A Santa Casa de São Joaquim da Barra informou que pretende contratar uma psicóloga para acompanhar as famílias e que irá apoiar a educação das duas meninas até os 18 anos de idade.
O promotor afirmou que amanhã ocorrerá uma nova audiência para que os pais definam o processo de aproximação e troca dos bebês. Ontem à tarde os pais foram à Promotoria, mas, nervosos, não quiseram dar entrevistas.
O avô de uma delas disse esperar que elas possam viver como irmãs gêmeas.


Texto Anterior: Operação Castelinho: OEA pede explicação ao governo brasileiro
Próximo Texto: Violência: Jovem confessa ter assassinado 12 no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.