São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado diz que procura é maior

DA REPORTAGEM LOCAL

De 2001 a 2003, o atendimento da rede estadual no primeiro ciclo do ensino fundamental (de 1ª a 4ª séries) cresceu 2,4%, informa nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação à Folha.
No mesmo período, a oferta de vagas na rede municipal teria caído 1,6%. "O que se constata na capital é que o município não vem cumprindo como deveria o papel que lhe cabe", afirma a nota.
Hoje, o Estado é responsável por 57,7% das matrículas do ensino fundamental na capital paulista. "Isso representa um universo de 750.528 alunos, contra 552.792 estudantes atendidos pela rede do município."
A nota também contesta as informações da secretária Maria Aparecida Perez em relação às vagas fechadas no município. "Na capital paulista, em 2003, o Estado investiu R$ 26,2 milhões na construção e na reforma de escolas. Mais de 13 mil vagas foram criadas, com a construção de sete escolas e 97 salas novas."
Segundo a secretaria, também tem aumentado a procura de alunos por escolas estaduais. "O interesse dos pais ao procurarem uma escola estadual representa a boa qualidade em educação que o Estado oferece." De acordo com a assessoria de imprensa, não há dados sobre essa preferência.
Só na capital e na Grande São Paulo, foram investidos em auxílio-transporte, de acordo com a secretaria, R$ 23 milhões em 2003 em contratos diretos com transportadoras para o atendimento de alunos que moram distantes das escolas estaduais.
Segundo a Secretaria da Educação, o que pode colocar em risco os novos investimentos na área é a nova lei do salário educação, sancionada em 29 de dezembro de 2003, que vai reduzir em 10% os recursos do programa. O governo federal pretende usar parte desses recursos retidos na compra de uniformes escolares.
"O problema é que o desvio de curso dessa verba significará menos dinheiro para serviços importantes à educação, como transporte e merenda", diz a nota.



Texto Anterior: Benefícios provocam filas nas municipais
Próximo Texto: Para especialistas, falta projeto pedagógico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.