São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soldado morto por ladrões era conhecido como "parteiro da PM'

DA REPORTAGEM LOCAL

O parteiro da Polícia Militar. Era assim que os outros policiais militares da zona norte de São Paulo conheciam o soldado Ailton Tadeu Lamas, morto a tiros ontem quando tentava prender alguns dos ladrões que roubaram a agência do banco Real do centro de Guarulhos.
Ao longo de 22 anos de carreira na Polícia Militar, Lamas ganhou notoriedade por ter conseguido a incrível marca de auxiliar 14 mulheres a darem à luz em bairros pobres da zona norte, inclusive no Jardim Tremembé, onde ele morreu ontem.
Ailton Lamas virou soldado da PM em 1986 e atualmente estava na 3ª Companhia do 43º Batalhão, responsável pelo atendimento à população de uma área bastante pobre da zona norte -na divisa com Guarulhos.
Em março, quando foi homenageado por conta dos partos que fez, Lamas deu a seguinte declaração ao "Diário Oficial" sobre uma das primeiras ações como parteiro: "Naquele dia ocorreu um acidente terrível aqui na região e eu estava sozinho. Quando recebi a ligação, corri para o local e consegui ajudar a mulher. O parto foi complicado, pela posição do bebê. Respirei fundo, mas no final deu tudo certo e nasceu um garotão", disse, orgulhoso.

Filhos
Na mesma entrevista, ele relembrou até o endereço da casa do primeiro parto: "Recebemos o chamado do 190 e, quando chegamos à rua Bernardo Fonseca Lobo, na Vila Albertina, no Morro do Piolho, o bebê já estava nascendo. Não tivemos tempo para colocar a mãe na viatura, um Opala, e realizamos o parto na residência. Fiquei nervoso, mas lembrei dos ensinamentos de pronto-socorrismo que recebi no Centro de Formação de Soldados e o bebê nasceu bem".
Por conta do trabalho, ironicamente, Lamas não pôde assistir ao parto dos dois filhos. "Nas vezes em que minha mulher foi para o hospital eu estava de prontidão. Quando chegava lá, meus filhos já haviam nascido", disse o soldado, em março deste ano.
(AC)



Texto Anterior: Leandro, 22, só queria agradar namorada
Próximo Texto: Morador diz que mãe está em estado de choque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.