São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para especialistas, tipo de choque é incomum

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O choque elétrico provocado por um cabo de alta-tensão rompido que entrou em contato com a rede telefônica é "incomum", segundo especialistas ouvidos pela Folha.
De acordo com o professor de física da Unicamp Leandro Tessler, é possível acontecer esse contato já que os fios de telefonia geralmente ficam abaixo dos cabos de alta-tensão. Porém, diz ele, a chance de a descarga chegar até os imóveis é pequena. "É pouco provável que a descarga consiga romper todos os isolamentos."
Já o professor de física da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Wilson Ortiz acredita que o cabo esteve em contato com a linha telefônica por algum tempo. "Parece que os dois fios ficaram em contato por certo tempo. O raio é momentâneo, seria muita coincidência atender o telefone no momento em que ele cai." Ainda assim, Ortiz afirma que o contato entre cabos é incomum. "Há um infortúnio muito grande neste caso."
Leandro Tessler afirma que os raios são os principais causadores de choques devido à alta-tensão. "Eu mesmo já tomei choque ao telefone num lugar que não tinha pára-raios".
Não usar telefones com fio durante tempestade com raios foi a recomendação do professor da USP Alexandre Piantini.


Texto Anterior: Após morte, moradores têm medo de usar telefone
Próximo Texto: Rubem Alves: Livros pra serem furtados...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.