UOL


São Paulo, domingo, 09 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo da dor prejudica reabilitação

DA REPORTAGEM LOCAL

O medo de voltar a sentir dor é um dos principais obstáculos para o sucesso do processo de reabilitação da lombalgia. Segundo a fisiatra Lin Tchia Yeng, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC, após a instalação da lesão inicial, a tendência de algumas pessoas é evitar os movimentos que possam causar a dor.
"[A pessoa" pensa que ficar deitada no sofá vai poupá-la da dor. A regra é exatamente outra. A pessoa tem que se movimentar. Exercícios de alongamento e de condicionamento cardiovascular são fundamentais", diz Yeng.
Para a médica, o medo da movimentação e da ocorrência de novas lesões está muito mais relacionado a sintomas depressivos do que com a dor nas costas propriamente dita.
Segundo ela, estudos realizados com policiais na Irlanda do Norte e na Inglaterra e com enfermeiras na Alemanha e na Bélgica demonstraram que a proporção de indivíduos com lombalgia crônica não dependeu da frequência ou intensidade de exposição a estressores físicos, mas sim dos fatores psicossociais, como o estresse e as dificuldades no trabalho.
Em razão dessas questões emocionais, a pessoa tende a retardar a sua volta ao trabalho, o que oneraria ainda mais o sistema previdenciário. Estima-se que 10% das vítimas de casos crônicos de lombalgia fiquem afastadas por mais de seis meses e cheguem a utilizar até 70% dos recursos disponíveis para o tipo de problema.


Texto Anterior: Saúde: Dores nas costas têm causa emocional
Próximo Texto: Plantão médico - Julio Abramczyk: As várias causas de uma tosse crônica e incômoda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.