UOL


São Paulo, domingo, 09 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo resgata rota de dom Pedro 2º

DO ENVIADO ESPECIAL

Resgatar uma trilha de cerca de 15 quilômetros, que foi percorrida por dom Pedro 2º em outubro de 1886, segundo registro em livros de história da região, é o próximo projeto dos idealizadores do Caminho da Fé para Águas da Prata.
A trilha vai do centro da pequena estância paulista, com população de pouco mais de 7.000 habitantes, ao bairro da Cascata, na divisa entre São Paulo e Minas, em direção a Poços de Caldas.
O ponto final é numa antiga estação ferroviária, inaugurada pelo último imperador brasileiro, no início da exploração dos minérios daquela região. Águas da Prata, na época, se chamava Garganta do Inferno devido às suas grandes rochas escarpadas.
""Essa trilha da bauxita poderá ser uma ramificação do Caminho da Fé para quem vem de Poços de Caldas. Lá está uma das mais lindas cachoeiras da região, muito pouco conhecida pelos turistas", afirma Almiro Grings, que organiza um grupo para a primeira caminhada no próximo dia 23.
O objetivo é tentar gerar novos empregos no bairro, que já foi maior que a própria Águas da Prata e hoje não tem nem sequer Correios e farmácia.
Lá ainda são encontradas trincheiras da época da Revolução Constitucionalista de 1932, quando a elite paulista se confrontou com o governo de Getúlio Vargas, tentando se separar do país.
Com o resgate da trilha, Grings e um grupo de moradores da cidade, que se tornaram uma espécie de mecenas da peregrinação -eles investem dinheiro do próprio bolso nos dois projetos-, pretendem, ainda, criar uma consciência ecológica nos habitantes da região.
Perto do trecho final do Caminho da Fé, em Pindamonhangaba, os peregrinos voltam a passar por rotas usadas por dom Pedro. Numa das figueiras gigantes do trajeto, segundo Luciano Landi Adib, diretor do Departamento de Cultura da cidade, o imperador parava para descansar.



Texto Anterior: Luz dá show na Mantiqueira
Próximo Texto: Urbanismo: Bom Retiro quer ser "distrito fashion" de SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.