São Paulo, terça-feira, 09 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Recepção a calouros da USP tem mergulho na lama, cerveja e ala VIP para pais

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mergulhos na lama, cuecas rasgadas, ovos e melancia na cabeça, além de tinta salpicada de farinha pelo corpo todo. Essas eram algumas das brincadeiras no trote "sem violência" da Escola Politécnica da USP, ontem.
Após fazerem matrícula, os calouros de engenharia eram convidados a participar do ritual de iniciação, que incluía -além dos tradicionais cortes de cabelo e pintura com tinha guache pelo corpo- banhos de lama.
"Não que eu ache divertido, é um pouco humilhante. Mas não sou obrigado a participar", dizia Fernando Kume, 17, recém-admitido no curso de engenharia mecânica, depois de receber um balde de barro na cabeça.
"Eu aguento para poder jogar lama nos calouros nos próximos anos", afirmou ele.
Colorida com tinta guache, sorriso amarelo no rosto, pano amarrado no ombro na diagonal, imitando a Estátua da Liberdade, a caloura de engenharia ambiental Nathalia Silva, 19, segurava um vibrador no lugar da tradicional tocha do monumento nova-iorquino enquanto estudantes de toda a instituição a fotografavam. "É divertido. Ajuda as pessoas a se conhecerem", afirmou Silva.
O clima esquentou quando o diretor da faculdade, Ivan Falleiros, percebeu que estavam sendo distribuídas latas de cerveja aos alunos na festa. A USP proibiu no ano passado a venda e a distribuição de bebida alcoólica na Cidade Universitária.
"Acho essa festa uma humilhação idiota", afirmou Falleiros, depois de acionar a guarda universitária para impedir que houvesse circulação de bebida no campus.
De acordo com o presidente do grêmio, Paulo Garcia, a organização proibiu qualquer bebida alcoólica durante o evento. "Não sei como as latas entraram aqui. Estamos retirando tudo", disse.

Organização
A festa da matrícula da Poli, como foi apelidado o trote aos calouros da USP, teve esquema de grande produção, com direito a seguranças contratados, banheiros químicos, campo inflável de futebol de sabão e tenda com DJ, patrocinada pela marca de energéticos Red Bull.
Do lado de fora, uma barraquinha "VIP" permitia que os pais acompanhassem o espetáculo protegidos do sol.
Na tentativa de atrair os futuros engenheiros para a clientela, dois bancos montaram tendas para abertura de contas universitárias.


Texto Anterior: Alagados há 60 dias fazem protesto na prefeitura
Próximo Texto: Rio não consegue atingir meta de redução de mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.