São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga de "defesa" é estudada em SP

da Reportagem Local

Um grupo de portadores do HIV está participando de um estudo coordenado pelo Hospital Emílio Ribas para avaliar os efeitos da Interleucina 2, uma droga que pode melhorar as defesas do organismo contra infecções oportunistas.
É a primeira vez que o Brasil participa de estudos desse remédio em portadores do HIV. A pesquisa é feita em parceria com o laboratório Zodiac Tecnofarma.
A Interleucina é uma substância produzida pelo próprio organismo e que atua no aumento dos linfócitos de defesa CD-4. A droga já era utilizada por pacientes de determinados tipos de câncer.
O estudo começou em dezembro do ano passado e sua primeira fase está sendo concluída em março. Novos pacientes estão sendo convocados para reforçar esta fase e iniciar uma segunda. Os candidatos não devem apresentar sintomas da doença e ter entre 350 e 500 células CD-4 por decilitro de sangue. Uma pessoa saudável tem cerca de mil CD-4 por dl de sangue.
Alguns participantes da primeira fase tiveram um aumento das células CD-4 de até 300%. Outros registraram efeitos colaterais como febre e perda do apetite.


Informações sobre o estudo, tel. (011) 3061-5633, ramal 134



Texto Anterior: Família de PM é morta em casa
Próximo Texto: Cachaça contaminada mata mais três pessoas na Bahia
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.