São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solução é enriquecer alimentos

da Sucursal de Brasília

Com 36 anos de atraso em relação ao Chile, o Brasil está prestes a dar um passo importante no combate à anemia: enriquecer com ferro alimentos consumidos em massa pela população carente.
Enriquecer alimentos com ferro é apontado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) como a solução mais moderna para combater a anemia. Mas o governo brasileiro ainda precisa convencer a indústria a dividir custos para que a estratégia dê certo.
As negociações estão avançadas e, ainda neste semestre, parte da farinha de trigo e parte da farinha de milho consumidas no país já deverão estar enriquecidas. O objetivo é alcançar crianças acima de 2 anos e a população adulta.
Mas mesmo antes de sair o acordo nacional, algumas prefeituras saíram na frente e já estão enriquecendo alimentos.
Em Angatuba (SP), o programa começou há quatro anos e conseguiu resultados impressionantes: em 36 meses, o índice de anemia entre crianças de 0 a 2 anos caiu de 74% para 4%. A opção foi fortificar o leite, que era distribuído a gestantes e crianças até 2 anos.
Em Matão (SP), a prefeitura fortificou a merenda escolar para atender crianças até a 4ª série.
Os resultados também mostram que o esforço vale a pena: em quatro meses, a anemia em crianças de 2 a 10 anos sofreu redução de um terço. (DF)


Texto Anterior: Metade das crianças do país sofre de anemia
Próximo Texto: Receita também exige orientação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.