São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Obra ainda não acabou, afirma Dersa

Segundo órgão estadual e Secretaria do Verde, somente depois do fim dos trabalhos é que a licença pode ser pedida

DE SÃO PAULO

Tanto a Dersa quanto a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo dizem que o pedido de licença de operação das pistas da marginal só poderá ser solicitado após a conclusão das obras.
Nenhum dos dois órgãos, porém, revelou em que se baseia para fazer essa interpretação da legislação.
Até o fim deste semestre, diz o governo do Estado, o complexo das Bandeiras, que terá uma ponte estaiada, será entregue ao público, dando fim aos trabalhos.
A Dersa, que não respondeu sobre as passagens para pedestres, nega haver atraso nas compensações ambientais exigidas pela prefeitura.
A Secretaria do Verde, por sua vez, afirma que está auditando "árvore a árvore" plantada por causa da obra da marginal. E que 30% das mudas tiveram que ser repostas porque estavam mortas.
A prefeitura, sem listar bairros ou ruas, diz que foram construídos 98 mil m2 de calçadas verdes na cidade, de um total de 126 mil m2 previstos na lista de exigências.
Afirma ainda que 68.620 mudas de árvores foram plantadas, das 87.600 consideradas ideais para atenuar o impacto da obra na região.
As mudas restantes, segundo a prefeitura, terão de ser plantadas até maio de 2012, quase dois anos depois da inauguração das pistas.
De acordo com o botânico Ricardo Cardim, é fundamental que as mudas sejam plantadas apenas depois da obra terminada, porque, durante a execução do serviço, muitas delas morrem.
A recomposição do cenário anterior, estima o botânico, deve ocorrer em 20 anos -apesar de a maior parte das espécies usadas no replantio não poder receber o adjetivo de "nativas". "A maioria não ocorria nas margens do Tietê antes de ele ser urbanizado."


Texto Anterior: Após 1 ano, Nova Marginal opera sem licença ambiental
Próximo Texto: A cada 338 abordagens, 1 viciado é internado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.