São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM EFEITO

"Ajudou, mas depois voltei à estaca zero"

DA REPORTAGEM LOCAL

Mãe de sete filhos, desempregada, Clarice Pereira de Melo, 45, foi uma das beneficiadas pelo programa Começar de Novo há cerca de dois anos. Por seis meses, ela trabalhou na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) segurando bandeiras nos semáforos e ajudando os marronzinhos na fiscalização do trânsito. "Ajudou naquela época, mas depois a gente volta à estava zero", disse Melo.
Ela recebeu R$ 120 da prefeitura, mais cesta básica, vale-transporte e vale-refeição da CET. "Gostaria que tivesse uma continuidade, se fosse possível. Quando acabou, continuei desempregada. Nessa idade é difícil arrumar emprego".
Melo também de cadastrou no Renda Mínima: três dos seus sete filhos têm 12, 10 e 5 anos. No último ano, ela diz que recebeu R$ 220 todos os meses, mas, desde novembro, não recebe mais os pagamentos.
"Fui na prefeitura, me disseram que eu estava no projeto, mas o dinheiro não vem. Outras sete pessoas da minha rua entregaram os papéis na mesma época e estão recebendo. Eles falam uma coisa na propaganda, mas você vai atrás e vê que é outra coisa."
Para o mecânico desempregado Hélio Gomes da Silva, 45, o Começar de Novo também não trouxe novas perspectivas de trabalho. Ele conta que chegou a entrar em uma cooperativa de reciclagem de lixo, mas desistiu após brigas entre os integrantes do grupo, o que inviabilizou o negócio.
"O tempo do programa não foi ruim não. Mas na cooperativa houve muita confusão. Tentamos empréstimos, mas não conseguimos. Ninguém se entendia. Não nos ajudaram. Isso foi desanimando o pessoal. E hoje eu voltei a viver de bicos", afirma.


Texto Anterior: Exclusão: "Tentamos, mas o bonde não passou"
Próximo Texto: 1 em cada 4 novos negócios não sobreviveu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.