São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COM EFEITO

"Experiência ajudou a conseguir emprego"

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cerca de R$ 250 mensais recebidos do programa Renda Mínima fizeram com que a dona de casa Genialda dos Santos, 30, levasse os quatro filhos à escola e os tirasse dos cruzamentos nas avenidas, onde passavam o dia vendendo balas e doces ou pedindo dinheiro no semáforo.
Moradora do Jardim Joamar (zona norte), Santos vive sozinha com os filhos e está desempregada há mais de dois anos- "antigamente fazia bicos, mas agora só cuido de casa". Ela diz que dependia do dinheiro que os filhos conseguiam na rua para pagar as contas de água e luz, comprar o gás e a comida. "Não gostava que eles ficassem na rua, mas não tinha jeito. Aqui no bairro, só as mães que conseguiram o dinheiro tiraram os meninos da rua."
De uma maneira bastante diversa, o benefício também teve um impacto positivo na vida de Graciella Silveira de Azevedo, 19. Quando se cadastrou para o Bolsa Trabalho, ela esperava fazer um curso profissionalizante, ganhar qualificação e ser encaminhada para um emprego.
Seis meses após participar do programa, formado por um curso de informática e um trabalho com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na saída de escolas, o saldo, mesmo diferente do esperado, foi positivo. "Não foi como eu imaginava, mas serviu para ter experiência em lidar com gente, principalmente com criança e jovens. Acho que foi a experiência de contato com o público que me ajudou a conseguir um emprego", diz.
Azevedo entrou no programa há dois anos, durante seis meses recebeu R$ 140, e hoje trabalha como atendente do McDonald's- com o salário, ajuda nos gastos da casa e voltou a estudar.


Texto Anterior: 1 em cada 4 novos negócios não sobreviveu
Próximo Texto: Prefeitura intermediou 1.467 empregos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.