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Data tem o 2º maior faturamento
da Reportagem Local
Não há estimativas precisas sobre o quanto o Dia das Mães movimenta nas lojas paulistanas. Mas é
seguramente o segunda maior faturamento anual dos lojistas, perdendo só para o Natal. É o que diz
Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo.
Outras datas nas quais o comércio investe com propaganda direcionada, como os dias da Criança,
dos Namorados, dos Pais ou a própria Páscoa disputam a terceira colocação. Mas são comemorações
que beneficiam, cada uma, setores
específicos do varejo -como o
óbvio exemplo do Dia da Criança
que movimenta as vendas das lojas
de brinquedos.
Em 1997 e em 1998, dois indicadores da Associação Comercial demonstram o peso do Dia das Mães.
O primeiro deles é o Serviço Central de Proteção ao Crédito, consultado pelos lojistas antes de aceitarem a emissão de um carnê para
a venda a prazo.
Nos dois anos, maio registrou o
número mais elevado de consultas
(em torno de 1,4 milhão) do primeiro semestre.
O segundo indicador é o Telecheque, que permite ao lojista saber se o portador é realmente proprietário do talão ou se ele não está
com sua ficha comprometida. Em
1997, maio foi o mês com maior
número semestral de consultas
(1,2 milhão), enquanto no ano passado o mesmo mês só foi superado
por dezembro, quando são feitas
as compras para o Natal.
No período pós-Real, o melhor
Dia das Mães foi o de 1995.
(JBN)
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