São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET diz que projeto também é analisado em periferias

Órgão, entretanto, admite que financiamento depende de recurso dos moradores

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET diz que prestou esclarecimentos à Promotoria sobre o Comunidade Protegida em outubro do ano passado.
O financiamento das obras, segundo a companhia, está de fato "associado à disponibilidade de recursos de cada associação de moradores" -o que favorece a chegada do programa a bairros de classe média e alta mais rapidamente.
Segundo a companhia, o programa, que é uma "operação conjunta entre a CET e associação de moradores de bairros predominantemente do centro expandido", também é analisada na periferia -até agora, 16 áreas já foram aprovadas.
A iniciativa de inclusão de novas áreas no programa não parte da companhia -ela depende das demandas das associações de moradores, que são analisadas por ordem de envio. Para formalizar o pedido, é necessária a aprovação de 70% dos moradores do bairro.
Embora, segundo a companhia, "todas as intervenções sejam feitas em áreas residenciais, onde as vias locais estejam sendo utilizadas como rota de fuga do sistema viário estrutural", moradores de regiões que se enquadram nessas características -como o bairro do Sumarezinho (zona oeste)- já receberam negativas.
A reportagem enviou as questões à assessoria de imprensa da CET na manhã da última segunda-feira, mas a companhia não informou as previsões de custos e tempo de execução das obras nas 19 regiões relacionadas.
Os resultados esperados com a adoção do Comunidade Protegida podem ser observados no projeto piloto, implementado em dezembro na rua Pedralva, no Alto de Pinheiros.
Foram criados alargamentos nas calçadas, uma rotatória com floreira e piso diferenciado. Pesquisa promovida pela CET no bairro apontou que os moradores acham que o projeto trouxe conforto na circulação, redução na velocidade dos carros e ainda do estacionamento nas vias. (RS e KT)


Texto Anterior: Promotoria investiga projeto que reduz trânsito de bairros
Próximo Texto: Ex-secretário dos Transportes afirma que projeto é "uma idéia que vai pegar"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.