São Paulo, quinta-feira, 09 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Após restauro, igreja do centro de São Paulo ficará aberta 24 horas por dia

DA REPORTAGEM LOCAL

A igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na rua do Carmo (centro de São Paulo), passará a funcionar 24 horas por dia a partir do próximo domingo.
A mudança coincide com o término da restauração do templo, construído em 1810 e tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio.
A reforma, que ficou em torno de R$ 6,5 milhões, foi custeada pela Lei Rouanet e por sete patrocinadores, contando ainda com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura.
"A situação era caótica. As paredes estavam pretas de infiltrações, e dava para colocar um braço dentro das trincas provocadas pela movimentação da rua", afirma Carolina Oshiro Noshida, arquiteta responsável pela obra, sobre o estado da igreja em outubro de 2006, quando a reforma foi iniciada.
O trabalho, que incluiu melhorias em paredes, piso, telhado, forros, janelas e espaço interno, foi concluído ontem.

Pintura escondida
Segundo Carolina, uma das maiores satisfações foi ter encontrado uma pintura artística sob camadas de tinta que cobriam o forro do altar-mor. O autor permanece desconhecido, mas a imagem, que retrata o coroamento da Virgem, tem traços barrocos, ainda de acordo com a arquiteta.
O novo funcionamento da igreja em horário integral deve atrair interessados em conhecer o local após a reforma, fiéis e pessoas à procura de auxílio da Igreja Católica.
Segundo o irmão Gabriel Maria, missionário da associação Aliança de Misericórdia, convidada pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar do local, o intuito é oferecer um lugar que esteja sempre disponível para oração, além de poder acolher moradores de rua e encaminhá-los a centros de apoio.
(MARIANA BARROS)


Texto Anterior: Grávida que perdeu bebê no Rio pediu ajuda a 2 ambulâncias
Próximo Texto: Ex-médico é condenado a 30 anos por mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.