São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um ônibus vai ensinar reciclagem na periferia

DA REPORTAGEM LOCAL

Além do programa de sacos de lixo verdes, a prefeitura quer adotar outras duas novidades para a reciclagem no final deste mês.
Um dos projetos, chamado de Ecobus, prevê a presença de equipes de técnicos nos conjuntos habitacionais da periferia, dentro de um ônibus equipado, para instruir os moradores sobre as vantagens da reciclagem do lixo.
"A comunidade vai ter retorno financeiro desse trabalho. Nós vamos indicar potenciais compradores desses materiais", diz o secretário de Serviços e Obras, João Otaviano Machado Neto.
A primeira região a receber a visita desse ônibus, que já está preparado, será Cidade Tiradentes (zona leste). A secretaria vai pedir que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) seja a responsável pela segurança para evitar uma possível depredação desse veículo.

Caçambas
Além disso, a prefeitura pretende aumentar o número de contêineres para recolher os produtos que podem ser reaproveitados. Hoje, eles estão concentrados nos Postos de Entrega Voluntária.
A idéia é utilizar as caçambas de entulho que estão sendo apreendidas desde o mês passado, em operações coordenadas pelo secretário de Governo, Arnaldo Faria de Sá, por estarem estacionados de forma irregular, principalmente em bairros da região central de São Paulo.
Elas serão colocadas em escolas, creches e conjuntos habitacionais para que sirvam de depósitos de materiais recicláveis.
Isso pode acontecer se as empresas responsáveis por esses contêineres não pagarem as multas previstas no prazo de 30 dias após a apreensão.
Segundo Faria de Sá, já existem pelo menos 70 caçambas nessa situação, que foram apreendidas desde o início do ano pelas administrações regionais.
Há ainda outras 68 caçambas de entulho apreendidas pela prefeitura desde o mês passado, mas que ainda podem ser recuperadas pelas empresas mediante pagamento das multas. (AI)



Texto Anterior: São Paulo: Pitta põe a mão no lixo para criar factóide
Próximo Texto: Programa não cresceu nas duas últimas gestões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.