São Paulo, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Esquema de segurança no Rio testará "big brother" com câmeras noturnas

DA SUCURSAL DO RIO

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai testar no Carnaval uma plataforma de observação com tecnologia norte-americana. Guardas municipais ficarão numa torre móvel de nove metros de altura, com câmeras que conseguem atingir dois quilômetros de distância, com visão noturna.
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, o equipamento será usado na orla, Lapa e no sambódromo. Hoje, ele será instalado na praia de Copacabana, zona sul do Rio.
A torre de vigilância tem capacidade para três pessoas (duas sentadas), possui um sistema de alto-falante e canhões de luz capazes de "desnortear qualquer indivíduo atingido por seus feixes luminosos", segundo a secretaria.
"Com a torre, substituímos um número enorme de guardas que seriam necessários para vigiar uma área de dois quilômetros [de raio]. Será o BBB [Big Brother Brasil] do Choque de Ordem", disse o secretário Rodrigo Bethlem.
A torre custou US$ 280 mil (R$ 519 mil), pagos com recursos da prefeitura. Depois dos testes durante o Carnaval, o município deve adquirir outras três unidades, fabricada pela empresa norte-americana ICX.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse que vai instalar banheiros públicos semelhantes aos usados na Holanda, sem portas e fechados por uma placa de metal, para diminuir o número de pessoas que urinam nas ruas.


Texto Anterior: STJ reconhece direito a pensão privada a parceiro homossexual
Próximo Texto: Violência: SP vai restringir acesso da imprensa a caso com refém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.