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Especialistas pedem mudança
DA REPORTAGEM LOCAL
A decisão da prefeitura de restringir a entrega dos caminhões
no período diurno tem a aprovação de especialistas, mas as regras
anunciadas ainda são consideradas insuficientes para que haja
um impacto significativo na redução dos congestionamentos.
João Valente Filho, urbanista do
Instituto de Engenharia, diz não
ver motivo para a liberação de caminhões menores nas horas de
pico. O principal problema apontado por ele, porém, é a ausência
de estabelecimentos pequenos
nas restrições. "Os caminhões de
refrigerante que fazem a descarga
em bares são uma tragédia no
trânsito", afirma ele, para quem
essa proibição poderia não ser
imediata, mas ao menos gradual.
"Se for para vir outras medidas
complementares, é válido. Se for
um simples esparadrapo, não vai
resolver. É preciso mexer na essência do uso e da ocupação do
solo", afirma Luiz Célio Bottura,
ex-presidente da Dersa, para
quem é preciso haver restrições
aos comerciantes menores.
Por exemplo, diz, proibindo
que eles ampliem seus estabelecimentos sem terem espaços próprios para carga e descarga.
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