São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2005

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Especialistas pedem mudança

DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão da prefeitura de restringir a entrega dos caminhões no período diurno tem a aprovação de especialistas, mas as regras anunciadas ainda são consideradas insuficientes para que haja um impacto significativo na redução dos congestionamentos.
João Valente Filho, urbanista do Instituto de Engenharia, diz não ver motivo para a liberação de caminhões menores nas horas de pico. O principal problema apontado por ele, porém, é a ausência de estabelecimentos pequenos nas restrições. "Os caminhões de refrigerante que fazem a descarga em bares são uma tragédia no trânsito", afirma ele, para quem essa proibição poderia não ser imediata, mas ao menos gradual.
"Se for para vir outras medidas complementares, é válido. Se for um simples esparadrapo, não vai resolver. É preciso mexer na essência do uso e da ocupação do solo", afirma Luiz Célio Bottura, ex-presidente da Dersa, para quem é preciso haver restrições aos comerciantes menores.
Por exemplo, diz, proibindo que eles ampliem seus estabelecimentos sem terem espaços próprios para carga e descarga.


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