São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério estuda nova etapa, mas não tem prazo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério do Meio Ambiente afirma que discute a possibilidade de criação de outras etapas do Proconve para motos, ainda sem prazo. Embora estabeleça limites de emissões, o programa não fixa datas para o início da inspeção veicular obrigatória.
Na capital paulista, a inspeção obrigatória para os carros tem início previsto para janeiro de 2009. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirma que estuda estendê-la também para as motocicletas -o que pode amenizar o aumento dos níveis de poluição-, mas diz que ainda não estabeleceu parâmetros para a avaliação.
O ministério afirma que pretende lançar, até o fim do ano, um plano com novas metas de redução de emissão de poluentes. Até agora, porém, não há valores definidos nem estimativa de prazos. "Por enquanto, a prioridade é a discussão sobre o diesel", afirma a secretária de Mudanças Climáticas do ministério, Suzana Kahn.
"Precisamos definir as metas que queremos atingir. Até agora, temos copiado modelos europeus, com alguma defasagem", diz Kahn.
A Abraciclo (associação brasileira dos fabricantes de motocicletas) estima em 20% o aumento dos custos de produção da indústria de motos a partir de 2009, devido à adaptação dos motores às novas regras do Proconve.


Texto Anterior: Em 10 anos, frota de motos poluirá mais que a de carros
Próximo Texto: Foco: 2.500 pelados de 33 países "invadem" povoado da Paraíba para congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.