São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olimpíada impulsionou as mudanças

DA REPORTAGEM LOCAL

Os Jogos Olímpicos de 1992 são um marco na história da revitalização de Barcelona. Foi com as obras para receber a Olimpíada que a cidade reconquistou suas praias, recuperou seus bairros históricos e converteu áreas degradadas em atrações turísticas.
Os planos de revitalização começaram na década de 80. Durante a ditadura de Francisco Franco (1936-1975), os catalães eram proibidos de usar sua língua e a externar sua cultura. A Constituição de 1978 aboliu esses vetos e impulsionou o orgulho catalão. A recuperação de Barcelona talvez seja o melhor fruto desse movimento.
A reabilitação do centro histórico de Barcelona foi premiada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A cidade também recuperou a área onde ficava a estação de esgoto. A estação foi mantida, mas agora funciona debaixo de um prédio projetado pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, ganhadores do Pritzke Prize (considerado uma espécie de Nobel da arquitetura) em 2001.
O plano de marketing de Barcelona aposta no turismo cultural, na cultura mediterrânea e na cidade do conhecimento. Com as novas obras, a cidade pode se tornar também uma Disneylândia da arquitetura.(MCC)

Texto Anterior: Urbanismo: "SP tem de se tornar uma cidade compacta"
Próximo Texto: Saúde: Banco privado de célula-tronco é "ilusão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.