São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres são mais experientes e recebem menos

DO ENVIADO ESPECIAL A CAXAMBU (MG)

As mulheres precisam ter mais experiência para chegar ao posto de diretor de escola. Ainda assim, ganham menos, de acordo com a pesquisa do professor Ângelo Ricardo de Souza, que classificou o fato como "desigualdade de gênero".
O trabalho mostrou que, enquanto 47,6% dos diretores homens têm menos de 15 de anos de profissão, esse percentual cai para 30,6% entre as mulheres. Além de trabalharem mais para alcançar o cargo, quando elas chegam, seus rendimentos são inferiores aos dos homens: 15% dos diretores ganhavam mais de nove salários mínimos à época do questionário (2003), ante 10% das diretoras.
"Esses dados chamam mais a atenção se consideramos que os planos de carreira não fazem distinção de gênero. Ou seja, a princípio, ambos teriam de estar em condições semelhantes", disse Souza. Outra constatação é que a direção das escolas públicas está, majoritariamente, com as mulheres (78,2% do total). (FT)


Texto Anterior: Educadores falam que indicação é o pior método
Próximo Texto: BA terá nomeação até que eleição seja instituída
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.