São Paulo, sábado, 11 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefônica afirma que não há mais pane

Empresa se diz vítima de hackers e não irá cobrar por períodos de instabilidade da conexão à internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Após quatro dias seguidos de problemas no Speedy, serviço de conexão à internet da Telefônica, a empresa disse ontem que o sistema voltou ao normal após ter sofrido ataques de hackers de segunda a quarta-feira. A Telefônica diz que não irá cobrar pelo tempo em que o serviço ficou fora do ar ou instável.
Em nota, a empresa diz ter sofrido cinco ataques de hackers entre os dias 6 (segunda) e 8 (quarta). Ao todo, segundo a Telefônica, o serviço foi afetado por 9 horas e 50 minutos -as principais falhas na rede foram na terça-feira, com quase oito horas de instabilidade.
A empresa diz que "iniciou diálogos com a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e entidades de defesa do consumidor" para que a cobrança dos períodos de instabilidade seja cancelada.
Apesar de os problemas terem começado na segunda, apenas na quinta-feira a Telefônica reconheceu as panes, e disse estar sendo vítima de "ações de origem externa" que afetaram a "infraestrutura de suporte ao acesso à internet".
A empresa diz não ter detectado novos ataques ao sistema desde as 21h30 da quarta-feira. Ontem, porém, usuários do Speedy ainda reclamavam de lentidão e instabilidade da conexão, pelo microblog Twitter [em que os internautas contam o que estão fazendo no momento em mensagens de até duas linhas] e no site de relacionamentos Orkut.
As principais reclamações eram de lentidão para fazer downloads [descarregar arquivos] e para assistir a vídeos no site www.youtube.com, além de dificuldades para acessar sites. A empresa diz que o problema foi resolvido, e que eventuais falhas são pontuais.
O Speedy tem 2,6 milhões de assinantes no Estado, entre residenciais e pequenas empresas. Relatórios de 2006, 2007 e 2008 apontam a Telefônica como líder das reclamações feitas ao Procon. (RICARDO SANGIOVANNI)

Texto Anterior: Outro lado: Secretário de AL culpa drogas e pistolagem
Próximo Texto: Violência: Bando invade prédio e rouba apartamento no Morumbi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.