São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policial civil novato terá de fazer "residência" em plantão

Processo probatório será de 3 anos: um de curso na academia e dois no plantão

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir dos próximos concursos para a contratação de delegados, investigadores e agentes policiais, entre outros cargos, quem ingressar na Polícia Civil paulista será obrigado a trabalhar pelo menos dois anos no plantão de alguma delegacia. Caso queira assumir posto em setores especiais da corporação, terá de comprovar capacidade técnica para mudar.
A mudança cria o período de "residência" do policial civil. O servidor ficará em processo probatório por três anos -um de curso na academia e dois no plantão policial.
A avaliação do policial no plantão também será base para que ele possa pleitear postos em setores especializados e mais procurados da corporação, como Deic (departamento de roubos), Denarc (narcóticos) e DHPP (homicídios).
As medidas, ao lado da que prevê que o candidato a policial civil preste o concurso já com a indicação sobre a região do Estado onde pretende trabalhar, formam a base do novo plano de carreira da corporação, criado pelo delegado-geral Domingos Paulo Neto e pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.
"O médico não fica como residente no hospital quando começa a carreira? O policial vai começar atendendo ao público, porque ele vai atender bem, senão ele não é aprovado. Ele está em período em estágio probatório de três anos", disse Neto.
Sobre o pedido por postos em setores mais procurados, ele diz: "Vou fazer uma coisa mais igualitária. O policial mais antigo do plantão vai ter a oportunidade de ir para uma [delegacia] especializada", disse Neto.
Em maio, Neto já havia criado a investigação "ético-social" para os candidatos a policiais civis. O objetivo é descobrir se o candidato tem algo que o impeça de exercer a carreira, como usar drogas ou ter antecedentes criminais. (ANDRÉ CARAMANTE e MARIO CESAR CARVALHO)

Texto Anterior: 13 policiais são indiciados no caso Abadía
Próximo Texto: TJ suspende ação contra doméstica acusada de tentar matar bebê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.