São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscais não barram veículos

DO "AGORA"

Ônibus intermunicipais de seis linhas contrariaram ontem a determinação da prefeitura e circularam normalmente nas avenidas Vítor Manzini e Guarapiranga e pela estrada do M'Boi Mirim.
Nenhum fiscal da SPTrans evitou que esses ônibus trafegassem nessas regiões. Durante todo o dia, os coletivos intermunicipais circularam nas faixas da direita das avenidas. Os passageiros, todos ainda nos pontos antigos, não haviam sido avisados da mudança dos trajetos.
Segundo a prefeitura, os ônibus intermunicipais não têm tecnologia para circular nos corredores, construídos nas pistas centrais das avenidas. Já a EMTU afirma que não há verba para subsidiar a adaptação dos veículos.
Segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, a alteração nas rotas faz com que cada linha fique 4 km mais longa, proporcionando um aumento de cerca de 30 minutos na viagem.
Lopes reafirmou ontem que a Procuradoria Geral do Estado deve entrar com uma ação judicial para que os ônibus intermunicipais possam circular nas vias onde operam os corredores.
O secretário municipal de Transportes, Gerson Bittencourt, disse que a primeira semana de funcionamento do corredor é de adaptação para todo o sistema e que a partir da semana que vem irá tomar medidas contra quem desrespeitar as regras de trânsito nos corredores.
Lopes afirmou que não respeita a determinação da prefeitura por considerar que a mudança foi feita "de última hora".
Bittencourt, informou, no entanto, que, das linhas alteradas, cinco já haviam tido seus itinerários alternativos definidos entre as partes. "O governo do Estado não foi pego de surpresa", disse o secretário.


Texto Anterior: Marta propõe "assumir" passageiro do Estado
Próximo Texto: Urbanidade: Memória por um fio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.