São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governo diz que vai regularizar as atividades

DA AGÊNCIA FOLHA

O governo de Mato Grosso do Sul afirmou que baixou a resolução nš 9, em julho deste ano, para disciplinar as atividades das carvoarias, pois, até então, não havia legislação que as regulamentasse.
"É um processo novo para a Sema", disse Osvaldo Riendliger dos Santos, gerente de Recursos Florestais da Sema (Secretaria do Meio Ambiente) do governo.
Ele afirmou que a intenção é, além de regulamentar, mapear quantas carvoarias estão em atividade hoje no Estado e onde estão localizadas, para controlar suas atividades.
Um dos artigos da resolução exige que uma carvoaria esteja localizada a uma distância superior a 3 km de perímetro urbano, a 500 m de estradas vicinais, federais e estaduais e a mais de 200 metros de rios e outros cursos d'água.
Antes da norma, essa atividade necessitava apenas de um cadastro no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), sem os rigores da legislação que está em vigor.
Das cerca de 5.000 carvoarias existentes no Estado, apenas 308 solicitaram regularização até a quarta-feira passada. O prazo venceu no dia 6 de novembro. (EO)


Texto Anterior: Paraíso violado: Carvoarias ilegais avançam sobre o Pantanal
Próximo Texto: Sem proteção, trabalhadores têm de cuidar dos fornos dia e noite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.