São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


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Emeis melhoram formação

ANTÔNIO GOIS
da Reportagem Local

A criança que passa pelas escolas de educação infantil tem um rendimento escolar melhor do que alunos matriculados no ensino fundamental sem terem experiência em sala de aula antes dos 7 anos.
"O estudante que passa por uma experiência de socialização antes dos sete anos é mais independente do que os demais", afirma o pesquisador da Fundação Carlos Chagas Moysés Kuhlmann Júnior.
Para a conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação) Regina de Assis, outra vantagem é que o aluno já aprende, desde cedo, a se expressar e se relacionar melhor com as demais crianças. "Essas qualidades vão ajudá-lo na escola, no convívio social e, quando crescer, no trabalho."
A permanência nas classes de Educação Infantil é ainda mais recomendável para crianças carentes. "Em uma creche ou escola infantil, um filho de pais pobres pode desenvolver mais habilidades do que em casa", afirma.
O presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Neroaldo Pontes de Azevedo, diz que a criação do Fundef (Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental) é um dos principais responsáveis pela falta de investimentos públicos na educação infantil. "Muitas prefeituras passaram a priorizar o ensino fundamental visando essa contribuição."



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