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Emeis melhoram formação
ANTÔNIO GOIS
da Reportagem Local
A criança que passa pelas escolas de educação infantil tem um
rendimento escolar melhor do
que alunos matriculados no ensino fundamental sem terem experiência em sala de aula antes dos 7
anos.
"O estudante que passa por
uma experiência de socialização
antes dos sete anos é mais independente do que os demais", afirma o pesquisador da Fundação
Carlos Chagas Moysés Kuhlmann
Júnior.
Para a conselheira da Câmara
de Educação Básica do CNE
(Conselho Nacional de Educação)
Regina de Assis, outra vantagem é
que o aluno já aprende, desde cedo, a se expressar e se relacionar
melhor com as demais crianças.
"Essas qualidades vão ajudá-lo na
escola, no convívio social e, quando crescer, no trabalho."
A permanência nas classes de
Educação Infantil é ainda mais recomendável para crianças carentes. "Em uma creche ou escola infantil, um filho de pais pobres pode desenvolver mais habilidades
do que em casa", afirma.
O presidente da Undime (União
dos Dirigentes Municipais de
Educação), Neroaldo Pontes de
Azevedo, diz que a criação do
Fundef (Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental) é um dos principais responsáveis pela falta de investimentos
públicos na educação infantil.
"Muitas prefeituras passaram a
priorizar o ensino fundamental
visando essa contribuição."
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