São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Preparador físico e médico negam inexperiência

LAURA CAPRIGLIONE
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico Mauricio Mod, o cardiologista Marcelo Demarchi e o preparador físico Eduardo Borges, todos de Sorocaba (100 km de São Paulo) concordam: a tragédia que vitimou o dentista Eduardo Alvarenga da Silva em sua tentativa de conquistar o pico do Aconcágua foi resultado de uma fatalidade. "Eles prepararam-se intensamente, em atividades que tiveram início há um ano. Foram aos Estados Unidos e ao Canadá comprar equipamentos e roupas especiais. Fizeram subida em montanha da Bolívia com mais de 5.000 metros, submeteram-se a treinos árduos de duas horas diárias, todos os dias, inclusive sábados e domingos", disse Mod.
Segundo ele, proprietário da clínica de medicina desportiva Ápice, onde o casal fez os preparativos físicos, a cargo do treinador Eduardo Borges, dois exames ergométricos testaram a capacidade cardíaca dos aventureiros.
Um dos testes foi feito no início dos treinos, outro a menos de um mês da viagem ao Aconcágua. Ambos foram acompanhados pelo doutor Demarchi. "As condições deles eram absolutamente normais. Mas as condições na montanha são absolutamente anormais", diz.
Para lidar com a anormalidade, o casal foi para a Bolívia, em setembro do ano passado, participar de curso de uma semana de escalada em gelo. Escalaram a Cordilheira Real (denominação local dos Andes).
No site que mantinham na internet, os aventureiros contam que, a 4.100 metros de altitude, começaram a sentir os sintomas do ar rarefeito, "que foram rebatidos com muita água e chá de coca".
No estágio boliviano, os dois testaram a capacidade de proteção dos equipamentos que compraram nos EUA e Canadá. "Funcionaram muito bem", resume o site.
Quanto ao fato de o casal não ter usado guias, o preparador físico conta que eles sempre disseram que queriam fazer o percurso sozinhos. "Essa era a forma de lidarem com o perigo. Sempre juntos, unidos."


Texto Anterior: Morte no Frio: Diretor aponta "negligência" no Aconcágua
Próximo Texto: Verão: Blocos cariocas querem alegria sem gigantismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.