São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olímpia, no interior paulista, registra 283 casos de diarreia

Segundo médico, surto é típico do verão e falta de higiene também influi em número de casos

DA FOLHA RIBEIRÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em apenas 12 dias, Olímpia, no interior de SP, já registrou 283 casos de pessoas que tiveram vômitos e diarreias -muitos entre turistas que frequentaram parque aquático. Moradores estão recebendo orientações -que incluem ferver a água e evitar alimentos fritos.
Casos como o de Olímpia foram registrados em outras regiões. No Guarujá, entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, 780 pessoas foram atendidas. Até anteontem, três surtos foram detectados na capital.
Os surtos de diarreia são típicos do verão, segundo Antonio Carlos Lopes, médico que preside a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. São provocadas por bactérias ou vírus. No primeiro caso, as pessoas ficam doentes quando ingerem alimento ou água contaminada.
A contaminação é mais comum no verão porque o calor favorece o desenvolvimento de bactérias nos alimentos. "As diarreias têm a ver com a falta de higiene. Hoje vemos que um grande número de pessoas que vão para cidades como o Guarujá não tem bons hábitos. Você não vê esse tipo de problema em Angra dos Reis, Ilhabela ou Paraty", afirma Lopes.
Provocadas por vírus, são transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato físico ou pelo ar, como uma gripe.


Texto Anterior: Foco: Rio libera carrinho de chope em praia em troca de trator de limpeza
Próximo Texto: Cecilia Giannetti: Rápido, mas não muito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.