São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros dizem ter sido espancados por gangue de adolescentes na Inglaterra

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE

Dois brasileiros afirmam ter sido agredidos na noite de sábado em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, por uma gangue de pelo menos 15 adolescentes após serem identificados como imigrantes brasileiros.
Segundo Shane Braga, 28, ele ia com o amigo Márcio Toso, 30, até o carro quando uma garota perguntou que idioma falavam e se eram portugueses. Quando responderam, ela começou a puxar o cabelo de Braga. Depois, disse, vários jovens apareceram e os espancaram.
"A agressão durou uns 15 minutos. Eles se revezavam. Só conseguia ouvi-los falando "fucking immigrants" [malditos imigrantes] e rindo", afirmou Shane Braga, que ainda ontem não conseguia abrir a boca direito e tinha vários hematomas no rosto. Já Márcio Toso teve o nariz quebrado e precisou levar pontos na testa.
Eles contam ainda que o grupo roubou um laptop e o passaporte italiano de Toso -ele tem dupla cidadania.
No domingo, a polícia local disse que o "comportamento antissocial" cresceu nas últimas semanas em Henbury, local da agressão e onde reside Braga. Não há menção a racismo. A região é tida como local de brigas de gangues.
A agressão foi filmada por câmeras da prefeitura. Braga conta que policiais o informaram que elas poderão ser cedidas aos dois após as investigações.
Braga, que morou por 15 anos nos EUA e deu aulas de inglês no Brasil, chegou à Inglaterra em 2006. Cearense, ele vive em Bristol com a mulher, que tem cidadania espanhola e brasileira, e dois filhos.
Ele disse que aguarda a legalização de seus documentos para começar a trabalhar e, por enquanto, revende carros usados. Já Márcio Toso, de Colatina (ES), procura emprego.
O Ministério das Relações Exteriores não se manifestou.


Texto Anterior: Juiz solta 6 PMs acusados de extermínio
Próximo Texto: PF prende 72 acusados de traficar animais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.