São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO
Pesquisa tem impacto menor

da Reportagem Local

A Capes e o CNPq afirmam que o impacto do corte do número de bolsas sobre a pesquisa científica nacional é menor que o previsto pelas universidades paulistas.
"É claro que vai haver uma desaceleração do crescimento, mas não está sendo levado em conta que há outros tipos de financiamento de pesquisa importantíssimos que foram mantidos", diz o presidente do CNPq, José Galizia Tundisi.
Ele cita como exemplo os programas de produtividade em pesquisa (voltados para professores). "O que a USP perdeu em bolsas corresponde a cerca de 10% do que vai receber em 98 nos programas de produtividade em pesquisa (R$ 18 milhões)", diz.
Para Tundisi, a comunidade acadêmica precisa mudar o eixo de discussão e repensar o processo de formação de cientistas. "É preciso começar a formar doutores-empreendedores, que atuem fora das universidades. O mestrado tem de ser transformado em uma etapa da graduação e ser concluído em no máximo dois anos."
Hoje, o tempo médio de formação de um mestre na USP, por exemplo, é de três anos e meio e supera o tempo de concessão de bolsas (dois anos).
Ele também afirmou que, no global, houve um pequeno aumento do número de bolsas de doutorado (1.400), além das que foram renovadas (4.200).
O diretor de programas da Capes, Luiz Valcove Loureiro, também defende a maior eficiência do sistema de pós-graduação no Brasil.
"Se um programa formar, por ano, o mesmo número de alunos que entra, o número de bolsas se manterá constante. Ninguém perde nada", diz.
A Capes usou como critério de distribuição das cotas em 98 o número de bolsas efetivamente usadas no ano passado. "Cortamos as bolsas novas, mas mantivemos as cotas."
Por esse critério, argumenta ele, a perda da USP, por exemplo, é de 6% das bolsas de mestrado e de 3% no doutorado.
Ele admite que as mudanças são um aumento da pressão para melhorar a eficiência da pós-graduação. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.