São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professores são prejudicados

da Reportagem Local

Os cortes das bolsas dos programas de qualificação de professores que atuam em universidades, as chamadas bolsas de PICDT, são a principal preocupação da Unesp.
A Capes reestruturou a distribuição dessas bolsas pela demanda por região do país -onde há menos doutores formados, o número de bolsas de PICDT foi mantido. Com isso, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção da Universidade de Brasília), cujas universidades têm menos de 25% dos professores com doutorado, têm prioridade.
Nas instituições localizadas em outras regiões, em que a quantidade de doutores é maior, foi progressivamente reduzida.
A Unesp teve 233 bolsas de doutorado renovadas e recebeu 17 novas. A demanda é de 641.
"A taxa de renovação ficou muito abaixo do necessário, o que prejudica a qualificação dos professores, justamente no momento em que as universidades públicas precisam investir na formação de doutores", diz Fernando Mendes Pereira, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista). (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.