São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AIDS
FGTS pode ser liberado para portador do vírus HIV

da Sucursal de Brasília

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou ontem por unanimidade projeto de lei que permite ao trabalhador portador do HIV sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para usar em tratamento.
Os recursos também poderão ser movimentados quando um dependente do trabalhador tiver o HIV. A proposta vai agora ser apreciada pela Câmara, sem precisar passar pelo plenário do Senado.
Hoje, o trabalhador pode sacar o FGTS quando já está com Aids. "Queremos ampliar esse direito para os portadores do HIV", afirmou a senadora Emília Fernandes (PDT-RS), autora do projeto.
"O trabalhador precisa do dinheiro para prevenir a doença", completou. "Temos que salvar mais vidas."
Ela disse que o que a motivou a apresentar o projeto foram os números "alarmantes" da doença no Brasil. "Esse dinheiro (do FGTS) é do trabalhador. Isso é uma questão de Justiça", afirmou a senadora Emília Fernandes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.