São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

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Função exige estrutura psicológica

DA REPORTAGEM LOCAL

Para dar aulas em hospitais, o professor deve saber lidar com o sofrimento das crianças doentes e, em certos casos, estar preparado para a morte.
"Precisa ter uma certa estrutura psicológica e emocional", diz Sandra Guimarães Sagatio, professora de pedagogia em ambientes clínicos da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
É importante também que o professor dialogue com os médicos.
A professora Cláudia Carvalho Araújo, do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, diz que outra peculiaridade do trabalho hospitalar é a necessidade de "conquistar" os alunos. "As crianças vêem o hospital como um lugar agressivo, um lugar de dor. Para conquistá-las, temos de apresentar a coisa de uma maneira mais lúdica, aos poucos."
Dependendo do estado de saúde do aluno e do tipo de doença, o professor pode precisar usar roupas especiais e máscaras durante a aula. No Estado de São Paulo, o programa Classes Hospitalares paga adicional de insalubridade.
Ainda são poucos os cursos voltados para a formação desse tipo de professor. Na Faculdade de Educação da UFPR, a disciplina pedagogia em ambientes clínicos é opcional para os alunos de educação. Em março, a PUC-SP deu início a um curso de extensão em pedagogia hospitalar.


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