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Função exige estrutura psicológica
DA REPORTAGEM LOCAL
Para dar aulas em hospitais, o professor deve saber
lidar com o sofrimento das
crianças doentes e, em
certos casos, estar preparado para a morte.
"Precisa ter uma certa
estrutura psicológica e
emocional", diz Sandra
Guimarães Sagatio, professora de pedagogia em
ambientes clínicos da
UFPR (Universidade Federal do Paraná).
É importante também
que o professor dialogue
com os médicos.
A professora Cláudia
Carvalho Araújo, do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, diz que
outra peculiaridade do
trabalho hospitalar é a necessidade de "conquistar"
os alunos. "As crianças
vêem o hospital como um
lugar agressivo, um lugar
de dor. Para conquistá-las,
temos de apresentar a coisa de uma maneira mais
lúdica, aos poucos."
Dependendo do estado
de saúde do aluno e do tipo
de doença, o professor pode precisar usar roupas especiais e máscaras durante a aula. No Estado de São
Paulo, o programa Classes
Hospitalares paga adicional de insalubridade.
Ainda são poucos os cursos voltados para a formação desse tipo de professor. Na Faculdade de Educação da UFPR, a disciplina pedagogia em ambientes clínicos é opcional para
os alunos de educação. Em
março, a PUC-SP deu início a um curso de extensão
em pedagogia hospitalar.
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