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São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

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TRÂNSITO

Conclusão do trecho oeste da obra aumentou congestionamentos na via em 15% nos horários de pico, diz prefeitura

Rodoanel piora tráfego na marginal Tietê

CARINA FLOSI
SÉRGIO ROXO

DO "AGORA"

Projetado para desafogar o trânsito de São Paulo, o rodoanel Mário Covas conseguiu melhorar o trânsito na marginal Pinheiros, mas teve o efeito contrário na marginal Tietê, onde a prefeitura afirma que a situação piorou.
Estudo feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que os congestionamentos em horário de pico subiram 15% na marginal Tietê desde que a obra do trecho oeste do rodoanel foi concluída, em outubro. Na prática, a velocidade média dos carros chegou a cair 4 km/h.
O resultado da análise serve de pano de fundo para uma disputa sobre qual será o próximo trecho da obra a ser executado.
O Estado defende a parte sul, que sairá de uma ponta do trecho oeste (a rodovia Régis Bittencourt) e integrará a rodovia dos Imigrantes com a via Anchieta, facilitando a ligação com o porto de Santos. A prefeitura quer que a obra avance para o trecho norte, para retirar completamente os caminhões da marginal Tietê.
Segundo o gestor de trânsito da CET Vicente Petrocelli, os caminhões que passam por São Paulo para pegar Dutra, Fernão Dias ou Ayrton Senna (vindos do Sul pela Régis Bittencourt) têm preferido pegar o rodoanel e entrar na cidade pela rodovia dos Bandeirantes, que termina na marginal Tietê.
"Esses caminhões não passam mais pela marginal Pinheiros. Mas a concentração deles na Tietê está maior", afirma Petrocelli. O trecho oeste do rodoanel liga as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes.

Queda de velocidade
O estudo mostra que, na marginal Pinheiros, a conclusão da obra aumentou em 2 km/h a velocidade média desenvolvida.
Já na marginal Tietê, o desempenho caiu 2 km/h no sentido Lapa-Penha, no trecho da rodovia dos Bandeirantes à ponte Aricanduva (zona leste). No mesmo trecho, mas no sentido oposto, a velocidade média caiu 1 km/h.
Se o final do trecho avaliado for recuado até a Bandeirantes -para onde seguem os caminhões-, o resultado piora. No primeiro quilômetro após a chegada da rodovia à marginal, a queda de velocidade chega a 4 km/h.
No total da via, considerados os dois sentidos, a velocidade média ficou nos mesmos 34 km/h. "Só não caiu porque o movimento de veículos caiu entre o Cebolão e a Bandeirantes [trecho da marginal que se sobrepõe ao rodoanel]."
Os motoristas já notam os efeitos colaterais. "Sem o rodoanel, eu levava meia hora para ir do Cebolão à ponte das Bandeiras. Agora é o dobro", disse o assessor comercial Sandro Lourenci, 33.


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