São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Para estudante, da Universidade Federal do Ceará, muitos não gostam da disciplina por causa dos professores

Aluno brasileiro leva ouro em matemática

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto os atletas do Brasil se preparam para enfrentar o desafio das Olimpíadas de Atenas, sete brasileiros já trouxeram ao país uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze que exigiram bem menos força física -e muito mais esforço intelectual. São vitoriosos na Olimpíada Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, finalizada em 29 de julho, na cidade de Skopje, na Macedônia.
A olimpíada teve a participação de delegações de estudantes de mais de 80 universidades de todo o mundo. Dos 11 brasileiros que participaram da competição, o estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) Yuri Gomes Lima levou uma das medalhas de ouro e ficou classificado em primeiro lugar entre os estudantes das Américas e da Europa Ocidental.
"Problemas fáceis não têm graça. O negócio é o desafio. É suar", brinca ele, que cursa matemática e já faz planos para o mestrado.
"Gosto de matemática porque é uma disciplina desafiadora", afirma o medalhista. Para Lima, muitos estudantes não gostam de matemática e vão mal na disciplina porque há professores que "não fazem da matemática algo legal". "Há professor que ensina os alunos a decorar fórmulas, e a matemática não é só isso."

Contradição
Enquanto brasileiros se destacam nas olimpíadas da área, a média dos estudantes do país em matemática no exame internacional Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) de 2003 deixou o Brasil em penúltimo lugar no ranking mundial.
O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional aponta que 32% dos brasileiros entre 15 e 64 anos só reconhecem números em telefones, relógios e calendários; 3% deles não sabem ler nenhum número. (FERNANDA MENA)


Texto Anterior: Seqüestro relâmpago: Comerciante morre ao tentar salvar 2 jovens
Próximo Texto: Educação superior: Tarso prega cota de vagas nas estaduais de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.