São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idosos podem ter sintomas diferentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns transtornos psiquiátricos e do comportamento apresentam características diferentes nos idosos. Na depressão, por exemplo, a população de terceira idade pode não apresentar tristeza, mas fadiga, dores múltiplas, problemas digestivos.
Aqueles que vagam entre um médico e outro, com uma série de sintomas, também possuem uma grande possibilidade de sofrer da doença, afirma o psiquiatra Sérgio Tamai, especialista em idosos e diretor do departamento de Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo. Alguns quadros podem ser agravados pelo uso de medicamentos.
"Existe um subdiagnóstico na população idosa. Somente 10% dos casos são detectados na atenção primária de saúde [aquela que é realizada nos postos de saúde]", afirma Tamai.

Resistência
Dois fatores explicam a ocorrência desse subdiagnóstico dentro da faixa etária. A própria nebulosidade do quadro nos idosos alia-se a uma resistência maior à busca por uma ajuda especializada. "O idoso, para se abrir sobre certos assuntos, precisa de um certo vínculo."
Tamai lembra ainda que muitas famílias consideram normal o isolamento e as fobias durante o envelhecimento. "Mas não são", ressalta. A depressão pode afetar a adesão a outras doenças que afetam os idosos, como o diabetes e a hipertensão, afirma ainda.
(FL)

Texto Anterior: Saúde: Diagnóstico psiquiátrico exige conversas
Próximo Texto: Nem todos os casos precisam de remédio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.