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País não atinge meta em português no ensino fundamental
Desempenho de estudantes em matemática foi melhor, segundo relatório do movimento Todos Pela Educação
Meta era que 29% dos alunos da quarta série estivessem em nível adequado de aprendizado em português, mas índice ficou em 27,9%
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL
O Brasil conseguiu atingir
metas de qualidade em matemática no ensino fundamental,
mas não em português, aponta
relatório divulgado ontem pelo
movimento Todos Pela Educação -organização que reúne
empresários, educadores e gestores, entre outros segmentos.
Com o apoio do Ministério da
Educação e de secretários estaduais, o movimento fixou cinco
objetivos de melhoria no ensino a serem alcançados até
2022. Para o período, há metas
intermediárias. Ontem foi divulgado o primeiro relatório de
acompanhamento.
Um dos objetivos está relacionado à aprendizagem dos
estudantes ("alunos com
aprendizado adequado à série"). Tanto na quarta quanto
na oitava série, foram atingidas
as metas para matemática, mas
não para português. Os resultados têm como base os exames
federais Prova Brasil e Saeb.
Língua portuguesa da quarta
série foi o recorte em que o resultado ficou mais abaixo do esperado: o objetivo era que 29%
das crianças estivessem em um
nível considerado adequado
(equivalente à média dos países
desenvolvidos) em 2007, mas o
índice ficou em 27,9%.
Por outro lado, foi na quarta,
em matemática, em que houve
o melhor resultado. A meta era
que 21,1% dos alunos estivessem no patamar adequado, e o
percentual ficou em 23,7%.
Os resultados do ensino médio foram piores. Em matemática a meta não foi alcançada, e
português ficou dentro da margem de erro (diferentemente
do ensino fundamental, nesta
etapa a prova é amostral).
Segundo o presidente-executivo do Todos Pela Educação,
Mozart Neves, os resultados relativos à aprendizagem "são
muito preocupantes", considerando o desempenho em língua
portuguesa e a queda no rendimento, nas duas disciplinas,
com o passar das séries.
O relatório não explica o porquê da diferença de rendimento dos alunos em língua portuguesa e matemática.
A recomendação do grupo
para melhorar o quadro é que
haja uso de programas adequados para formação de professores e melhoria nas condições de
trabalho dos educadores.
Problema
A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar,
disse que "a aprendizagem é o
nosso grande problema". Para
ela, matemática melhorou mais
rapidamente porque a área
passou a ser prioridade, "após
anos de preocupação quase exclusiva com a alfabetização".
Pilar afirma que o Proletramento, programa criado em
2005 pelo governo federal que
foca a formação dos professores em matemática e português, é uma das explicações para a melhora em matemática.
Sobre o desempenho insatisfatório de português, "o próprio
debate sobre alfabetização na
década passada, muito centrado na disputa entre teorias,
acabou atrapalhando".
Outras duas das cinco metas
fixadas pelo movimento já puderam ser avaliadas. O país não
cumpriu a de número de jovens
de 4 a 17 anos na escola e alcançou a de jovens de 19 anos com
ensino médio concluído.
No geral, o relatório afirma
que houve avanços, "mas não
na velocidade esperada".
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