São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria detém 98% do capital da mineradora

DA AGÊNCIA FOLHA

A Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda., terceira maior produtora de bauxita do país e dona da barragem que rompeu na quarta-feira em Miraí (MG), tem como principal sócio, com 97,9% do capital social, a Sijosi Indústria e Comércio Ltda., sediada em Cataguases (MG).
A administradora da Sijosi e responsável pela Rio Pomba é a industrial Ivone Barbosa Silva, moradora de Cataguases. Os outros sócios são a Fiebig Participações Ltda., com 2% do capital, e a própria Ivone, com 0,1%.
Os dados constam da 29ª alteração contratual da empresa, de agosto de 2005. Trata-se do documento mais recente em posse do Ministério Público Federal em Itaperuna (RJ), que acompanhou o cumprimento do termo assinado pela empresa após o acidente anterior na barragem, em março.
A Rio Pomba integra o grupo Química Cataguases, formado por outras quatro empresas e uma fundação cultural. A Associação Comercial e Industrial de Cataguases informou que o grupo todo tem cerca de mil funcionários, e a mineração, 200.
A associação também informou que o atual superintendente da Rio Pomba é Túlio Barbosa, filho de Ivone.
Além da sede em Cataguases, a Rio Pomba mantém filiais em Miraí, Mercês (MG) e Palmeira (SC).
A Rio Pomba tem 46 processos no DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), sendo nove concessões para a exploração de lavras. E três autorizações para pesquisa no Piauí. (THIAGO GUIMARÃES E CÍNTIA ACAYABA)


Texto Anterior: Após inundação, cidades do RJ ficam sem água
Próximo Texto: Moradores se mobilizam para pedir indenizações mais altas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.