São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA
Emílio Ribas faz projeto de recuperação

AURELIANO BIANCARELLI
da Reportagem Local

Enquanto a febre amarela retorna assustando o país -foram 70 casos no ano passado-, os cupins estão roendo os livros, prontuários e o pavilhão onde atendeu o doutor Emílio Marcondes Ribas. Os cupins estão quase sob controle: o exterior do Pavilhão Classe já recuperou seu exterior de tijolos ocres e ganhou uma nova cobertura. Começa agora a fase de recuperação dos documentos e móveis para transformar o prédio no Memorial Emílio Ribas.
A Casa Rosada, como o casarão é conhecido, foi apresentada ao governador Mário Covas na sexta-feira, quando esteve no Instituto Emílio Ribas inaugurando a Unidade de Terapia Intensiva.
"O Emílio Ribas é um centro de referência latino-americano para doenças infecto-contagiosas e emergentes", diz Marinella Della Negra, presidente do Centro de Estudos do hospital. "Não podemos perder a memória", afirma, defendendo a importância do memorial. Até agora, cinco laboratórios contribuíram para as reformas. "Estamos aguardando que outros se manifestem", diz a médica.
Cerca de R$ 400 mil serão gastos na fase final de recuperação dos documentos e dos móveis.
Além da memória da saúde pública no Brasil, o Memorial Emílio Ribas recupera um dos casarões mais bonitos do século passado. "As portas e janelas são de pinho de riga, o ferro fundido veio da Inglaterra, o piso hidráulico da França, e os gradis, alpendres e colunas têm inspiração greco-romana ", diz o arquiteto Paulo Fraga Silveira, responsável pela restauração.
Além de uma nova e mais ampla UTI -17 quartos com pressão negativa para evitar a contaminação dos profissionais e visitantes- e de um memorial, o Emílio Ribas terá novo prédio dos ambulatórios. Covas prometeu R$ 3 milhões para as obras.


Texto Anterior: Associação nega lobby contra remédio
Próximo Texto: Carnaval: Disputa por espaço em escolas inclui até a retirada de costela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.