São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa detectou amostras contaminadas em 2002

DAS REGIONAIS

O Centro de Vigilância Sanitária apresentará em agosto deste ano o resultado dos testes que estão sendo realizados em amostras de água mineral, mas somente dos recipientes de mesa, com capacidade de 1,5 litro -os garrafões de 20 litros, analisados em 2002, foram excluídos do atual levantamento.
Naquele ano, o CVS apontou algum tipo de irregularidade em 44 das 148 amostras analisadas, um índice de 29,7% de condições insatisfatórias da água mineral.
Na maioria dos casos, a água apresentava algum tipo de desvio das condições microbiológicas. Também são analisadas as condições físico-químicas, que reprovaram quatro amostras, e a rotulagem dos recipientes, que tiveram sete problemas apontados.
De acordo com o diretor de alimentos do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, William Cesar Latorre, a maior parcela das contaminações com microorganismos se devia à bactéria pseudomonas do gênero aeruginosa, que pode ser letal, principalmente em pessoas com ferimentos e sistema imunológico enfraquecido. As demais amostras reprovadas continham bactérias que são encontradas também nas fezes.
"Há uma preocupação maior com o controle, pois houve uma explosão do consumo de água mineral no país a partir dos anos 90", afirmou William Cesar Latorre. Com o consumo maior, passou a vigorar também a resolução que fixa em dois anos o período máximo de utilização dos garrafões recicláveis de plástico.
Além de verificar a procedência, a rotulagem e as condições do galão de água, o consumidor ainda precisa ter cuidados na hora de manusear e conservar o produto.
O CVS orienta o consumidor a passar álcool no galão antes de fixá-lo no bebedouro. Além disso, é preciso limpar o bebedouro periodicamente para evitar a proliferação de bactérias.


Texto Anterior: Saúde: Plástico em garrafões de água é proibido
Próximo Texto: Rio: Garotinho anuncia pacote de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.