São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto Butantan deve produzir 30 milhões de doses de vacina

DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Butantan anunciou ontem que deve produzir 30 milhões de doses da vacina brasileira contra a gripe A (H1N1) no primeiro semestre de 2010. A cepa do vírus (matéria-prima que será usada na fabricação do antídoto) chegou ontem ao país.
O vírus será injetado em ovos, já que precisa de um indivíduo vivo para se multiplicar e, depois, será separado e purificado em laboratório para que a vacina seja feita. Ela deverá estar pronta no começo de 2010.
Além das doses produzidas, o instituto também deverá receber um milhão de doses do laboratório francês Sanofi Pasteur já prontas para imunização, que serão aplicadas na população de risco -pessoas da área de saúde e que fazem parte de grupos de risco.
Outras 17 milhões de doses de vacinas semiprontas também foram compradas do laboratório francês e devem chegar neste mês. A elas, será adicionado um adjuvante (potencializador da vacina) e, depois, ela será testada em 500 voluntários. Essa etapa da pesquisa deverá ser feita em setembro.
O Ministério da Saúde afirma que as doses, tanto as produzidas pelo Butantan como as importadas, serão utilizadas no início do próximo ano.


Texto Anterior: Médico terá de monitorar bebê e grávida que tomarem antiviral
Próximo Texto: Mortos pela gripe em SP chegam a 111
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.