São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogos eróticos exigem cuidados

da Reportagem Local

Quem gosta de bater, amarrar ou encapuzar precisa adotar cuidados especiais com a segurança. Jogos eróticos desse tipo trazem riscos físicos e psicológicos.
Grupos e especialistas que lidam com o tema lembram que amarrar alguém com muita firmeza e por muitas horas pode provocar desde problemas circulatórios até desmaios ou mesmo a morte.
Não se deve manter alguém encapuzado ou coberto por máscaras por mais de uma hora.
Na Inglaterra, um manual enumera os cuidados que devem ser tomados pelo adeptos do S&M.
No Brasil, entidades de homossexuais dizem que brincadeiras sadomasoquistas devem ser evitadas com estranhos. Há relatos de mortes e violências contra homossexuais cometidas quando estes estavam imobilizados.
Oswaldo Rodrigues Júnior, em seu livro "Objetos do Desejo", também traz uma lista de cuidados. Um deles: "As coleiras de cachorro, muito utilizadas no sadomasoquismo, devem ser usadas com certa folga no pescoço e não devem estar fixas em locais que possam causar asfixia e trazer possibilidade de enforcamento."
Grupos que trabalham com prevenção à Aids alertam para o risco de contágio em rituais sadomasoquistas. "Tenha cuidado com arranhões ou cortes e certifique-se que, na excitação e abandono, você não derrame sangue", diz o "Guia Completo do Sexo Seguro", publicado no Brasil pelo Gapa. O livro chama atenção para as perfurações e o uso de piercing.
Colocado em alguns lugares, o piercing pode facilitar a entrada de bactérias e vírus. (AL e AB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.