São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros fazem tratamento

da Reportagem Local

Há cinco casais brasileiros em tratamento no Instituto San Paolo, atualmente. O médico Augusto Semprini, que atendeu os casais, não revelou a identidade deles.
"Eles estavam preocupados com a minha vinda. Não posso dar nenhum tipo de detalhe. Tenho de respeitar o pedido deles", diz Semprini.
A criança mais velha nascida com a ajuda do Instituto San Paolo tem hoje 8 anos e não está contaminada.
Há 206 crianças nascidas até agora. Até junho do ano passado, eram 152 -78 meninos e 74 meninas. Nenhuma delas foi infectada pelo vírus HIV.
Quatro mães decidiram repetir a dose, ou seja, tiveram o segundo filho, com a ajuda da inseminação assistida. Três já deram à luz a novas crianças, que também não apresentaram sinais de serem soropositivas.
Outra característica dessas novas famílias é o número de gêmeos: 20. Três mães que passaram pela inseminação assistida tiveram trigêmeos.
"Pedimos para os pais realizarem testes nos bebês aos 3 meses de idade e quando completam 1 ano. Depois disso, não vemos a necessidade de mais testes", informa Semprini.

Aconselhamento
Segundo ele, não há um aconselhamento obrigatório para essas novas famílias.
"Eu acho que cabe aos pais contar ou não que são soropositivos. E isso, quando a criança for madura o suficiente para entender o que aconteceu. Uma criança que nasça hoje e eventualmente desenvolva o vírus em dez anos, poderá até já contar com uma cura."
Semprini diz que hoje, com a ajuda de medicamentos, os soropositivos já podem continuar a cuidar de suas vidas normalmente. "Só dois homens que passaram pelo tratamento oferecido pela clínica morreram até hoje. A tendência é cada vez menos pessoas morrerem por causa da Aids", diz Semprini.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.