São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobrenome indica origem

da Reportagem Local

Datev Karibian, Paren Bazarian, Aracy Balabanian. Além da origem armênia, todos têm em comum a terminação "ian" no sobrenome, que quer dizer "pertencente à família de".
A terminação foi adotada há vários séculos -não se sabe precisar a data exata.
Outras línguas, como o inglês, possuem terminações com função semelhante: Johnson, por exemplo, significa filho de John.
A atriz Aracy Balabanian, cujos pais eram armênios, acredita que, se estudar sua árvore genealógica, vai se deparar com um antecedente famoso por sua altura. Isso porque, de acordo com seus pais, a palavra Balaban significa "gigante" em armênio antigo.
Da mesma forma, o sobrenome Karibian, do arcebispo da Igreja Católica Apostólica Armênia, quer dizer "de família estrangeira".
De acordo com ele, para criar os sobrenomes, os armênios usavam o ofício de um membro da família ou alguma característica física. Um sobrenome armênio relativamente comum, Topalian, por exemplo, significa "da família do manco".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.